A visitação turística às Dunas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) foram retomadas na manhã desta quarta-feira, 25, após suspensão temporária para ação de prevenção a incêndios florestais no período de estiagem e proteger os ecossistemas naturais da região.
O atrativo turístico, um dos mais procurados da região, teve a visitação suspensa a partir das 14h de terça-feira (24), para a realização de operação de Manejo Integrado do Fogo (MIF) na área da Unidade de Conservação (UC). O trabalho foi realizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Segundo a supervisora do parque, Vaneça Ribeiro, a técnica utiliza fogo em baixa intensidade para queimar materiais na região que possam levar ao início de grandes incêndios florestais no período de estiagem.
“A operação ocorreu de forma tranquila, com fogo de baixa intensidade e totalmente controlado, garantindo segurança à área e às equipes envolvidas na operação”, explicou.
Com a suspensão da visitação por um dia, quem tinha vouchers de visitação às Dunas poderá remarcar mediante agendamento prévio.
Amparada pela Lei Federal nº 14.944/2024, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, essa abordagem maneja corretamente o fogo como ferramenta para renovar determinadas espécies de vegetação, para controlar os materiais que podem provocar grandes incêndios. Entre as espécies que precisam de atenção e proteção está o capim-dourado, matéria-prima para biojoias e artesanato no estado.
O período entre os meses de maio e setembro é considerado de seca na região do Jalapão, o que aumenta o risco de incêndios. Em setembro de 2024, as Dunas do Jalapão foram fechadas para visitação após incêndios florestais afetarem a região.