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Prefeitura de Palmas deve economizar R$ 20 milhões ao ano após extinção de secretarias

Reforma administrativa foi publicada no Diário Oficial do Município. Pastas foram incorporadas a outras secretarias e houve redução de cargos comissionados, segundo a gestão.

16/10/2025 08h49
Por: Notícias 105 Tocantins Fonte: G1 Tocantins
Prefeitura de Palmas deve economizar R$ 20 milhões ao ano após extinção de secretarias

Com o anúncio da extinção de 12 secretarias, fundações e agências, a Prefeitura de Palmas prevê uma economia de cerca de R$ 20 milhões aos cofres públicos por ano. A reforma administrativa foi publicada no Diário Oficial do Município, junto com a redução de cargos comissionados.

De acordo com a prefeitura, além das medidas, também foi implementado o corte de gratificações concedidas a servidores em cargos de confiança.

Entre os motivos que levaram à decisão sobre os cortes estão a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), frustração de receita e dívidas em setores sensíveis que foram herdadas pela gestão atual. Conforme o secretário-chefe, Carlos Júnior, a queda na arrecadação foi de cerca de R$ 300 milhões.

A gestão pretende ainda reduzir o gasto com aluguel de prédios, combustíveis, veículos, água e energia, mas que isso não vai afetar os direitos dos servidores efetivos.

"É o suficiente? Não! Locação de veículos, o que nós pudermos reduzir o número de veículos, reduzindo assim o consumo do combustível, com a fusão de secretarias, a devolução de prédios públicos, reduzindo aí a conta de energia", destacou Carlos Júnior.

Dentro da redução nas gratificações, a prefeitura reduziu 20% o valor do vencimento para comissionados DAS-1 a DAS-5, e será extinto o auxílio-transporte para todos os secretários. Entretanto, a gestão vai manter o vale-transporte e vale-alimentação dos servidores.

 

Veja o que mudou na mudança administrativa:

 

 

  • Entidades e órgãos extintos:
  • Fundação Escola de Saúde Pública (FespPalmas)
  • Agência de Tecnologia da Informação (Agtec)
  • Fundação de Esportes e Lazer (Fundesportes)
  • Fundação da Juventude (FJP)
  • Agência de Turismo (Agtur)
  • Secretaria de Habitação
  • Secretaria da Região Metropolitana
  • Secretaria de Administração e Modernização
  • Secretaria de Planejamento Urbano
  • Secretaria de Governo
  • Secretaria de Mobilidade Urbana
  • Secretaria da Mulher

 

 

Para onde foram transferidas as funções:

 

 

  • A Secretaria de Saúde assumiu a FespPalmas.
  • A Secretaria de Finanças assumiu a Agtec e virou a Secretaria Municipal da Fazenda.
  • Infraestrutura e Obras Públicas passaram para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação.
  • Agricultura e Serviços do Interior viraram a Secretaria Municipal de Agricultura e Região Metropolitana.
  • Planejamento, Orçamento e Licitações passaram para a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.
  • Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária viraram a Secretaria Municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano.
  • Ação Social se transformou na Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher.

 

Foi criada a Secretaria Municipal de Turismo, Juventude e Esportes, que vai reunir as competências da antiga Agência Municipal de Turismo (Agtur), da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) e da Fundação da Juventude (FJP).

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