O Google lançou nesta quarta-feira (6) o Gemini, modelo de inteligência artificial (IA) que é tratado pela empresa como o mais poderoso já criado por sua equipe. Ele funciona como o "motor" do Bard (concorrente do ChatGPT), mas, por enquanto, está disponível apenas em inglês.
A exemplo do ChatGPT, o Bard é um chatbot (robô conversador): funciona como uma página de bate-papo. Baseado em aprendizado de máquina ("machine learning", em inglês)., ele é capaz de "imitar" humanos ao fornecer respostas a perguntas feitas pelos usuários.
Para gerar mensagens com as informações solicitadas, essas ferramentas usam uma infinidade de textos disponíveis na internet.
O Gemini também poderá ser usado por outros aplicativos e, na prática, vai competir com ferramentas como o GPT-4, o modelo de IA da OpenAI usado no ChatGPT.
Segundo o Google, o Gemini superou a capacidade humana em um teste de conhecimento e solução de problemas que combina 57 temas, incluindo matemática, física e história. A empresa também diz que ele se saiu melhor nesse teste do que o GPT-4.
O Google informa que a abordagem para desenvolver o Gemini foi um pouco diferente da adotada em outros modelos de inteligência artificial multimodais, isto é, que conseguem entender ao mesmo tempo diferentes formatos de mensagens, como textos, imagens, áudios e códigos.