Mudanças estão sendo realizadas dentro de unidades prisionais do estado e detentos da cadeia em Formoso do Araguaia, no sul do estado, foram transferidos para outros presídios. Como parte da restruturação, a Unidade Penal Feminina de Talismã foi desativada e as reeducandas serão transferidas para Formoso.
A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional. Conforme a pasta, a desativação em Talismã aconteceu dificuldades de logística e distância. Por isso a unidade de Formoso foi convertida em feminina.
Como havia detentos na unidade, eles estão sendo transferidos para as unidades penais de Gurupi e Cariri nesta terça-feira (29).
A Seciju afirmou que as mudanças e reestruturação nas unidades passaram por análise e receberam anuência do Poder Judiciário e Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária (GMF). Em Formoso, foram transferidas 33 custodiadas e As cadeias de Gurupi e Cariri vão receber 49 custodiados.
As ações ocorrem com o reforço de policiais penais, grupos especializados e viaturas. A Seciju explicou que todas as mudanças, que visam otimizar o trabalho dos recursos humanos e ações bélicas, foram realizadas sem a necessidade de informar previamente os parentes dos custodiados, conforme prevê Art. 12 da Resolução n° 404 do Conselho Nacional de Justiça, e Art. 86 da Lei de Execução Penal (LEP).
Entretanto, posteriormente a pasta informou que fará a comunicação das mudanças aos familiares transferidos de unidades prisionais.
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsas