Pelo menos quatro ataques de piranhas foram registrados no último final de semana na praia do Caju, em Palmas. Para evitar incidentes durante a temporada é fundamental que os banhistas não joguem alimentos na água para não atrair as piranhas. O porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Nilton Rodrigues, explica que o aparecimento desses peixes acontece pelo aumento de pessoas nas praias.
"Na verdade, o que a gente entende é que as pessoas, ao procurarem esses locais de banho, aumenta também a oferta de alimentos, porque muitas pessoas se alimentam ali próximo. Às vezes joga até intencionalmente para os peixes e isso acaba atraindo principalmente piranhas. O que a gente tem observado é isso, que a oferta de alimento vem atraindo e eles [peixes] vem pegar o alimento e acaba ferindo as pessoas", explicou em entrevista à TV Anhanguera.
Conforme o tenente-coronel, o Corpo de Bombeiros atua em aproximadamente 40 praias do Tocantins, sendo que equipes compostas por militares estão em 20 locais e guarda-vidas formados pelos bombeiros em outras 20 praias.
Caso o banhista seja mordido por uma piranha é importante limpar o local para evitar infecção ou qualquer outro problema. A vítima também deve ficar fora da água, já que o sangue pode atrair mais piranhas.
"A primeira dica que a gente dá é lavar o local com água limpa, né? Água limpa, água corrente. Colocar um curativo sobre o ferimento. Dependendo da extensão da lesão, procurar um posto de saúde ou um hospital para fazer o devido curativo ali no local", disse o tenente-coronel.
Já para as crianças, o TC Nilton recomenda usar um calçado de borracha que protege os pés, não só de possíveis ataques de piranhas, mas contra pedras e vidros que possam estar no fundo dos rios.
"Uma dica também que eu posso até repassar para as pessoas, principalmente para as crianças que tem o dedinho um pouco menor do que um adulto é um calçado de borracha. Que consiga caminhar na água, além de proteger a as pontinha dos dedos ou até as laterais do pé, vai proteger também de vidro, uma pedra que pode furar o pezinho da criança".
Na Praia do Caju foi iniciada a troca da tela de proteção para evitar ataques de piranhas na área de banho. Segundo o prefeito em exercício Carlos Velozo (Agir), cada praia está sendo atendida conforme sua necessidade. No caso da Praia do Caju, a troca da tela de proteção ocorre com apoio dos bombeiros, Marinha e Exército.
Segundo a Prefeitura de Palmas, o trabalho está em andamento e a previsão é de que seja concluído até sexta-feira (11). Também estão sendo realizados serviços de manutenção e limpeza nas areias, telas de proteção, retirada de entulhos, rastelagem e nivelamento de areia nas praias das Arnos, do Buritis e do Caju, além de varrição e remoção de terra na Orla da Praia da Graciosa.
No sábado (5), as equipes realizaram a reposição e o nivelamento de areia na Praia do Prata. A Praia da Graciosa também recebeu nova carga de areia, com reforço nas áreas de uso comum.
Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 36°
Parcialmente nublado