Sábado, 03 de Maio de 2025 00:45
63 99937-8277
Meio Ambiente Tocantins

Helicóptero e transmissores via rádio são usados para monitorar arraia ameaçada de extinção no Tocantins; entenda

De acordo com o Naturatins, objetivo do estudo é mapear os locais de por onde a espécie costuma percorrer para propor medidas de preservação.

22/04/2025 08h42
Por: Notícias 105 Tocantins Fonte: G1 Tocantins
Helicóptero e transmissores via rádio são usados para monitorar arraia ameaçada de extinção no Tocantins; entenda

Transmissores via rádio e até um helicóptero estão sendo usados no monitoramento da arraia-maçã (Paratrygon aiereba), espécie presente nos rios tocantinenses, mas que está ameaçada de extinção. O uso dos equipamentos foi incluído no projeto 'Pró-Espécies: Todos contra a extinção', promovido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) com o apoio de outros órgãos.

O projeto faz parte do Plano de Ação Territorial (PAT) Cerrado Tocantins. De acordo com o Naturatins, o reforço do monitoramento da arraia-maça é feito com o uso de de transmissores colocados em indivíduos da espécie, que são rastreados para que os resultados sirvam para mapear os locais de por onde a espécie costuma percorrer.

A ideia é que os pesquisadores, por meio das informações coletadas no monitoramento, possam compreender os padrões de deslocamento e a interação com o habitat natural para propor estratégias eficazes de preservação da arraia-maçã.

 

Possíveis causas da redução na espécie

 

Conforme o Naturatins, a arraia-maçã era encontrada em com mais frequência na bacia dos rios Araguaia-Tocantins e seus afluentes. Ela costuma viver em áreas de corredeiras com fundo arenoso, pois sua coloração facilita que possa se camuflar no ambiente.

Entretanto, impactos ambientais como a construção de hidrelétricas, fragmentação do habitat e a pesca acidental causaram a redução nos números de indivíduos da espécie. Por ter um crescimento lento e baixa taxa de reprodução, os pesquisadores do Naturatins apontam que a espécie enfrenta dificuldades em recuperar a população que antes habitava nos rios do estado.

Etapas do projeto

 

Com a previsão de duas etapas, a ação começou em setembro de 2024, quando 16 arraias-maçã receberam os transmissores por meio de cirurgia. Nessa etapa, segundo o Naturatins, o acompanhamento era feito em barcos, que acompanhavam os animais nos rios.

A tecnologia usada no estudo com as arraias-maçã é a radiotelemetria, que permite que os equipamentos emitam sinais detectáveis tanto na água quanto no ar.

A segunda fase do projeto foi concluída em março e o monitoramento passou a ser aéreo, com ajuda do helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar do Tocantins (PMTO).

Antenas na aeronave ampliam a captação dos sinais dos transmissores para a localização dos animais, o que facilitou aos pesquisadores realizar o levantamento das áreas utilizadas pela espécie.

“Até então, os rastreamentos dessas arraias eram feitos apenas por barco, o que cobre uma área limitada. Com a aeronave, conseguimos monitorar grandes extensões dos rios em um único dia, aumentando a nossa capacidade operacional”, disse o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Domingos Garrone Neto.

Com os primeiros resultados os pesquisadores descobriram que 14 arraias-maça continuam transmitindo sinais. Com relação às duas que não foram localizadas, o Naturatins explicou que os transmissores podem ter ficado sem bateria.

“Esse estudo nos fornece informações fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de conservação e planejamento espacial da espécie”, explicou o biólogo do Naturatins, Oscar Vitorino.

A partir das informações, os pesquisadores esperam entender melhor a relação da espécie com seu habitat para poder definir estratégias de preservação.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 23h05
21°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 28°

22° Sensação
0.76 km/h Vento
92% Umidade do ar
100% (16.41mm) Chance de chuva
Amanhã (04/05)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Amanhã (05/05)

Mín. 23° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias