Mais um caminhão que caiu com o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre o Tocantins e o Maranhão, foi retirada do Rio Tocantins nesta segunda-feira (13). O cavalo mecânico veículo Volvo/FH 500 foi içado da água com ajuda de guindastes na margem do rio.
A queda da ponte aconteceu no dia 24 de dezembro de 2024, deixando 14 mortos, três desaparecidos e um ferido. A ponte que ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) pela BR-226. Carretas, caminhonetes e carros de passeio foram parar no fundo do rio com escombros do vão central da ponte.
A ação para retirada do caminhão começou na quinta-feira (9). Com ajuda de balões de reflutuação com capacidade de cinco tonelada e o trabalho de mergulhadores, o veículo submergiu. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), informou na sexta-feira (10), que o caminhão seria transportado por rebocadores até a margem do rio.
O DNIT explicou que também foi feita a retirada da carreta do mesmo caminhão, no final desta segunda-feira, conforme etapas de planejamento. Depois da retirada do rio, o Departamento informou que os veículos são encaminhados à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para os devidos procedimentos.
Com relação às bombonas de defensivos agrícolas que eram transportadas pela ponte no momento do colapso, três já foram localizadas e removidas.
Uma equipe técnica composta por dez mergulhadores, equipamentos especializados, entre eles geradores de 40 e 170 kVA, compressor, tenda de cobertura, lancha e balsa de apoio, além de balões de diferentes capacidades, guindaste e escavadeira estão sendo usados na retirada dos veículos do rio.
Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 25° Máx. 38°
Parcialmente nubladoMín. 25° Máx. 39°
Parcialmente nublado