Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpriu três mandados de prisão e nove ordens de busca e apreensão nos estados do Tocantins, Maranhão, Pará, Goiás e Santa Catarina. O grupo criminoso é suspeito de usar documentos falsos para fraudar empréstimos consignados em nome de terceiros. O prejuízo da instituição financeira é estimado em mais R$ 800 mil.
A ação faz parte da Operação Velhaco, que apura fraudes contra a Caixa Econômica Federal na cidade de Araguaína, norte do estado. As ordens judiciais, expedidas pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal de Araguaína, foram cumpridas nesta quinta-feira (2).
Os investigados não tiveram os nomes divulgados e o g1 não conseguiu contato com a defesa deles.
A Caixa informou que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. Também afirmou que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos. (veja nota completa abaixo).
De acordo com a PF, os criminosos montaram um esquema para "pulverizar" o dinheiro em outras contas bancárias:
Se comprovada a fraude, os investigados poderão responder pelos crimes de falsificação de documento público, estelionato agravado, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem ultrapassar 29 anos de prisão.
🚨 Operação Velhaco: O nome da operação faz referência ao artigo 171 do Código Penal, que trata do crime de estelionato — quando alguém obtém vantagem indevida por meio de fraude.
A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. Tais informações são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação.
O banco ressalta que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos. Adicionalmente, a CAIXA esclarece que possui estratégia e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir segurança aos seus processos e canais de atendimento.
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